Córrego

O córrego Vereda é fonte de abastecimento de água do município de Aragoiânia e da ecovila, passa dentro dos limites de terra do Vale do Éden. De águas cristalinas, o rio é um presente da natureza e deve ser preservado! Atualmente, 90% da área em torno do córrego é ocupada por pastagem (Castilho et al 2016), a principal atividade econômica da região do Cerrado, causadora de degradação ambiental.

Casa Comunitária

A casa possui quarto compartilhado com beliches (disponível para voluntários), banheiro com chuveiro de água quente, cozinha com utensílios básicos, fogão a lenha, fogão a gás, geladeira, um espaço externo de convivência com mesas e cadeiras. Tem um jardim bem bonito com plantas ornamentais e também comestíveis! No quintal tem a composteira e na cozinha o local para descarte de recicláveis e não recicláveis.

Horta Comunitária

A horta é um espaço de cultivo de folhagens, temperos, tubérculos, ervas medicinais, frutas e legumes diversos. A intenção é que ela sirva aos moradores e visitantes. São utilizados métodos tradicionais de cultivo, a irrigação é feita com regadores e são levados em consideração princípios da permacultura e uso de adubos naturais. Há mais de trinta espécies comestíveis, entre nativas e cultivadas.

Galpão Multiuso

É a área reservada para todos os trabalhos manuais, oficina, marcenaria, reciclagem, serralheria etc. Conta com um depósito de materiais que podem ser reaproveitados como madeiras, metais, barras de ferro, plásticos, pneus e ferramentas. As colunas da estrutura da construção foram feitas com tambores de metal reaproveitados, que foram doados por uma empresa e a mão de obra voluntária.

Bazar

O bazar fica ao lado da biblioteca é uma das fontes de renda para a ecovila. Recebemos doações de itens em bom estado (roupas, sapatos, bolsas, acessórios em geral, brinquedos, eletrodomésticos, etc) e vendemos a preços acessíveis, trocamos ou doamos a quem precisa. A renda vai para o sustento dos animais e manutenção do espaço. Ajuda na organização e manutenção dos produtos, limpeza, são muito bem vindas.

Biblioteca

O nosso acervo conta com livros didáticos, literários, infantis e enciclopédias. Para as crianças, gibiteca e brinquedoteca. Também estão disponíveis vários jogos de tabuleiro, infantis e adultos. Além disso, possuímos conteúdo multimídia como filmes e documentários. Tudo isso proporciona pesquisa, estudo e lazer aos moradores e visitantes. Aceitamos doações de tudo isso desde que em bom estado de conservação.

Casas dos moradores

Atualmente na ecovila têm quatro casas de moradores prontas e três em obras. As casas são construídas de acordo com princípios da permacultura, são utilizados materiais reaproveitados, recebidos de doações ou comprados mais baratos em lojas de demolição. São realizados mutirões para as construções. As casas ficam na parte mais alta do vale, separadas da parte comum que recebe os visitantes.

Cãodomínio (em construção)

Temos um trabalho de resgate e castração de animais em situação de risco. Quando cães e gatos não encontram um adotante, tornam-se moradores do Vale do Éden. O "cãodomínio" é o espaço com casinhas, área de lazer e, futuramente, um ambulatório para atendimentos veterinários, quarentena, banho, tosa e tratamento. Por isso sempre aceitamos doações de ração, medicamentos e em dinheiro. Contribua!

Área de Camping (acampamento)

A ecovila conta com um espaço reservado para banhistas e visitantes que desejam acampar em barracas, próximo do rio. Estamos construindo dois banheiros em alvenaria, com cerâmica e um vestiário com ducha nessa área. Para conservar o local e aproveitar de forma consciente a natureza, não é permitido som nem deixar lixo na beira do rio ou em local inadequado, deixe apenas suas pegadas, a natureza agradece!

Chalés

Estão sendo construídos três chalés para receber visitantes, próximos ao rio. Eles estão sendo feitos em alvenaria, com um jardim na frente com plantas nativas e cultivadas. Serão uma alternativa para quem quiser aproveitar o rio, a natureza com um pouco mais de conforto e não ficar em barracas ou na casa comunitária. Para quem optar em se hospedar nos chalés tem banheiro com vestiário próximos.

Cinema Ambiental (em construção)

Terá como finalidade a exposição de filmes, teatros e palestras com ingresso social (valor simbólico ou doações, dependendo da finalidade do evento). A entrada será revertida para os projetos atendidos pela ecovila. Está sendo construído com materiais ecológicos, aproveitamento de recicláveis e mutirão com mão de obra voluntária. E olha que legal, os bancos do cinema serão feitos com poltronas de ônibus!

Santuário

Tendo um belo pequizeiro ao centro, que faz sombra sobre o gramado, o santuário é reservado para eventos mais tranquilos. É um local onde podem ser realizados casamentos, cerimônias, reuniões, práticas de yoga e meditação ou rodas de convivência rodeado por uma mata ou simplesmente descansar ao som do rio, que passa logo abaixo. É um espaço que favorece a introspecção, meditação e relaxamento.

Campinho

O espaço do campinho de areia mede aproximadamente 11 x 23m e fica próximo do galpão e da casa comunitária. Ele pode ser usado para jogos (futebol, vôlei, peteca, etc), prática de exercícios, recreação infantil, yoga, eventos, rodas de instrumentos, música e conversas. Futuramente pretendemos transformar o espaço em um ginásio poliesportivo e um outro campinho será construído na beira do rio.